17 de nov. de 2008

Expresso da Meia Noite (Midnight Express) – Billy Hayes e William Hoffer


"Expresso da Meia Noite" é a autobiografia de Billy Hayes, um jovem que foi preso por contrabando na Turquia e condenado à prisão perpétua.
Billy, rapaz de boa família e situação financeira confortável, é acusado por carregar drogas.
No início dos anos 70, após uma estada em Istambul, Billy Hayes e Susan, sua namorada, resolvem voltar ao seu país natal, os EUA. Decidem carregar alguns pacotes de haxice presos debaixo de suas roupas. Mas, ambos são apreendidos e Billy é preso. Na penitenciária, imperam a violência, o suborno e a insanidade.
Billy entra em contato com um advogado, de nome Yesil, que tem conexões com o sistema legal turco, supostamente corrupto. O advogado consegue arrancar uma grande soma da família de Hayes, mas ao ser levado a julgamento, o réu é sentenciado a quatro anos de reclusão. Quando faltam apenas 53 dias para ser libertado, o Cônsul americano informa que a Alta Côrte em Ankara acaba de rejeitar sua sentença, decidindo por um novo julgamento. Ao comparecer ao tribunal, Hayes vê sua pena passar de quatro para 30 anos de reclusão. Do menino comportado, passa a bolar planos para fugir do local. Percebe, então, que as únicas formas de sair dali são por morte ou através do "Expresso da Meia Noite", expressão usada para designar fuga. Assim, decide elaborar um plano de fuga juntamente com Jimmy e Max. O romance foi adaptado para o cinema por Alan Parker e o enredo por Oliver Stone.. A trilha é de Giorgio Moroder. O filme recebeu dois Oscar, nas categorias de melhor roteiro adaptado e melhor trilha sonora.


ps. eu nunca assisti o filme, só li o livro -q

Um comentário:

Unknown disse...

O filme é muito bom mesmo , expressa de uma forma bastante real as imundices que ocorrem em uma cadeia , e o que acontecem com imigrantes que saem de sua terra NATAL ... Mais em 2004 Billy Hayes declara que o que boa parte do contam tanto no filme como no livro não é real. Agora com 60 anos ele diz isso ... Bom eu não sei se é verdade , pois não desconfio dele ter ganhado para desmentir isto !!!... Pois o filme causou revolta em muitas pessoa , e manchou a Turquia , creio que ele foi comprado sim , pois ate no Brasil que não é um país tão julgado assim , nas prisões acontecem mts coisas que acontecem no filme tambem !'')